Ciência, Tecnologia e Sociedade

Ficha de unidade curricular - Ano letivo 2018/2019

Código: EDB10048
Sigla: CTS
Secção/Departamento: Ciências e Tecnologias
Semestre/Trimestre: 2º Semestre
Cursos:
Sigla Anos Curriculares ECTS
LEB 5
Nº de semanas letivas: 15
Carga horária:
Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas
Responsável: José Miguel Freitas
Corpo docente: José Abilio Baptista Antunes Gonçalves
José Miguel Freitas

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Revela uma atitude científica sobre a realidade.
Avalia o impacto da actividade tecnológica no ambiente e a necessidade de minimizar os prejuízos ambientais.
Identifica, recolhe e selecciona informação reconhecendo a credibilidade das fontes.
Problematiza as interacções CTS.
Mobiliza dados da literatura científica e técnica.
Analisa os impactos sociais da C&T na qualidade de vida dos indivíduos.
Integra os valores ecológicos e éticos no seu discurso.

Conteúdos programáticos

Ciência, Tecnologia e problemas do quotidiano.
A natureza da Ciência e da Tecnologia: características da atividade científica.
Interacções CTS – questões ambientais; problemas da biomedicina; circulação da informação.
Origens e evolução do conhecimento científico.
A fundação da ciência moderna.
Crises e controvérsias nas ciências físico-naturais.


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Numa disciplina em que se pretende discutir e analisar uma conceção multidimensional de ciência parece ser
adequado apresentar não só assuntos e acontecimentos que evidenciem a dinâmica do conhecimento científico e tecnológico, como os que ilustram modos e instrumentos diversos que os cientistas utilizaram e usam, na
atualidade, para fazer ciência. Com o objetivo de analisar questões atuais que constituem fonte de preocupação e controvérsia entre cientistas, políticos, empresas e grupos de cidadãos, reveladoras das influências recíprocas da ciência e tecnologia na sociedade, elegeram-se alguns problemas ambientais, da biomedicina e das comunicações.
Procura-se conferir aos estudantes uma maior cultura científica que contribua para a apreciação dos bons e maus usos da ciência e da tecnologia e para o desenvolvimento de uma atitude crítica face aos desafios do quotidiano.
dos cidadãos.

Metodologias de ensino

As aulas presenciais incluem exposição teórica de temas, elaboração de atividades práticas sobre problemas
atuais relacionados com os assuntos indicados nos conteúdos programáticos e a participação em seminários com
especialistas para aprofundamento de temas pertinentes e do interesse dos alunos. Estão previstas as seguintes
situações de aprendizagem: a) Leitura e compreensão de textos e documentos variados; b) Elaboração de resumos
e comentários em foruns on-line; c) Discussão orientada de temas; d) Análise de casos a partir das interações
CTSA; e) Análise e argumentação sobre controvérsias científicas, em seminário f) Recolha, seleção e análise de
dados e informação; g) Simulações com desempenho de papéis.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

As metodologias de ensino centram-se na atividade do estudante, tendo em consideração a sua formação para a
literacia científica, vista não só como a apropriação de conceitos científicos básicos mas também a aquisição de
instrumentos de análise crítica sobre a realidade que facilitem a intervenção cidadã. Privilegia-se a realização de atividades práticas e a abordagem e a discussão de temas científicos e sócio científicos que evidenciem a
construção do conhecimento científico e tecnológico e as interações que estabelecem com a sociedade. A
diversidade de fontes e processos de pesquisa documentais, bem como a discussão de temas em fóruns online
e/ou através de simulações com desempenho de papéis, constituem poderosas ferramentas metodológicas para
atingir os objetivos enunciados.

Metodologia e provas de avaliação

A avaliação é contínua e incide sobre os processos e produtos de trabalho dos estudantes. A classificação será
obtida pelos seguintes pesos relativos: teste 40%; trabalhos de grupo 40%; participação individual 20%. Em alternativa as/os estudantes podem realizar um exame final teórico.

Regime de assiduidade

Em todas as sessões presenciais teórico-práticas a assiduidade desejável é de 75%. Nas sessões de orientação tutória a assiduidade obrigatória é de 90%. As sessões teóricas não exigem frequência obrigatória, à exceção daquelas em que decorrerão os seminários, sendo também necessário o acompanhamento das atividades através da página da UC na plataforma interativa moodle.
As/os estudantes com estatuto especial só precisam de estar presentes em 50% das aulas, desde que acompanhem as atividades. Estes estudantes deverão negociar com o docente a concretização da avaliação conforme o estipulado no Regulamento de Frequência e Avaliação (nº 2 do art. 11º).

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